305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio

305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio
Primeira Aula de Anatomia Humana - Profª Drª Vanessa Bitú

quarta-feira, 20 de junho de 2012

RESUMO DE ARTIGO


Fatores etiológicos correlacionados à desordem temporomandibular em pacientes portadores de próteses totais bimaxilares: uma análise comparativa

Autores: Kely Virginia Bontempo
              Ricardo Alexandre Zavanelli
RGO, Porto Alegre, volume 57, nº 1, pg.: 67-75 Janeiro/Março 2009.
Disciplina : pre-clinica1
Professores:  Fernando/Evamires/Ivna Turma:  305.3
Alunos: Camila Elisa Mendes de Souza
             Cícero Lucas Gomes Ramalho

A desordem temporomandibular compõe um espectro de várias desordens, envolvendo a musculatura da mastigação, articulações temporomandibulares e estruturas associadas. A DTM é considerada como uma etiologia multifatorial, existindo também algumas etiologias provavelmente desconhecidas.
Nos pacientes desdentados o problema da DTM torna-se mais complexo. Apesar de a etiologia exata da DTM não estar completamente compreendida, muitos pontos tem sido relacionados com a etiologia da DTM, quando se buscam as causas da DTM em pacientes portadores de próteses totais, alterações físicas, psicológicas e sociais, decorrente da perda do dente, o uso de próteses totais por tempo prolongado, a mudança na posição condilar.
Existe uma maior necessidade de estudos que busquem esclarecer os fatores relacionados à etiologia da DTM, em pacientes portadores de próteses totais que possam ajudar o cirurgião-dentista no correto diagnóstico e encontre as desordens nestes indivíduos.
Meyrowitz enfatizou que os indivíduos que perdem todos os dentes naturais podem gerar problemas psicológicos que aumentam a tensão emocional, podendo contribuir para uma desordem na ATM, principalmente se houver um fator iatrogênico, introduzido pelo cirurgião-dentista, quando da confecção de próteses totais.
Carlsson ressaltou que um dos fatores etiológicos da DTM importante, é a instabilidade oclusal e que é alta a prevalência de osteoartrose nas ATMs dos pacientes desdentados e esta condição esta relacionada a sintomas de DTM.
Cerveira Netto apontou que o paciente portador de próteses totais é um forte candidato a apresentar alterações na dimensão vertical de oclusão e afirmou as modificações ocorridas, tanto em tecidos moles como em tecido ósseo de suporte nestes pacientes afetam as posições das bases das próteses totais e consequentemente a oclusão. Portanto estes pacientes estão em condições extremas, no que se refere aos contatos oclusais, possibilitando a um grupo suscetível de desenvolver DTM.
Gremillion baseado em evidências científicas, explicou o mecanismo da patogênese da DTM em que descreveu a existência de um equilíbrio dinâmico ou uma capacidade adaptativa entre as varias estruturas que compõem o sistema estomatognático e o componente psicológico de cada paciente, que quando rompido por fatores exógenos ou endógenos é responsável pela manutenção, desenvolvimento e recorrência da DTM. 
Este estudo comparou a prevalência de sinais e sintomas de DTM em relação aos fatores etiológicos correlacionados a esta desordem, em pacientes portadores de próteses totais.
Com relação à metodologia adotada pelos autores, a amostra do estudo era composta por 69 mulheres e 21 homens, sendo que 80% das pessoas que participam da pesquisa apresentavam sintomas de acordo com o índice de que classifica os pacientes de acordo com o grau de severidade da DTM.
Para a solução da amostra era necessário que todos os participantes possuíssem próteses totais no qual seriam classificadas em quatro categorias (excelentes, bom, regular e ruim). O que posteriormente foi comprovado que 57,3% dos pacientes apresentavam próteses totais boas.
Nos estudos de Helkino relatos apresentaram que sintomas e sinais clínicos de DTM eram mais evidenciados nas mulheres, porém os sinais clínicos de DTM são igualmente distribuídos entre o sexo. Segundo Tomakietal e Carlsson isso se deve a fatores psicossociais e hormonais.
No presente estudo pacientes com uso de próteses antigas e desgastes severos apresentavam mais sinais e sintomas de DTM do que os que usavam próteses totais novas com desgaste suave. Siqueira e Teixeira et al., advertem em seus trabalhos que o desenvolvimento de DTM está diretamente relacionado ao uso inadequado de próteses totais.
Portanto pode-se constatar através desse estudo que as próteses totais utilizadas de forma adequada reduzem os sinais e sintomas da DTM. E de extrema importância à busca pelo significado da etiologia dos fatores da DTM em especial os pacientes portadores de próteses totais bimaxilares, como também os desdentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário