305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio

305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio
Primeira Aula de Anatomia Humana - Profª Drª Vanessa Bitú

quinta-feira, 21 de junho de 2012

RESUMO DE ARTIGO


RESUMO DE PRÉ CLINICA
JOSÉ WILTON DA SILVA
PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR ENTRE UNIVERSITÁRIOS SEGUNDO ÍNDICE DE HELKIMO, E SUA CORRELAÇÃO COM DIVERSOS HÁBITOS PARAFUNCIONAIS
AUTORES
JANAÍNA DE CASTRO VIEIRA, FABIANE MARIA FERREIRA, ALFREDO JÚLIO FERNANDES NETO, PAULO CEZAR SIMAMOTO JÚNIOR, MÁRCIO TEIXEIRA

A etiologia é multifatorial, há os hábitos parafuncionais, como bruxismo e apertamento, podendo ser classificados como fatores determinante e contribuinte para perpetuar esta desordem.
Dentro deste contexto o estudo buscou determinar a prevalência e a severidade de DTMs entre os acadêmicos da Universidade Federal de Uberlândia, buscando correlacionar tais dados com hábitos parafuncionais auto-relatados.
Para realizar o estudo, os alunos foram convidados a participar da pesquisa tendo estes que assinar o termo de consentimento. Tendo eles que responder perguntas relacionadas a sexo, idade, condições sistêmicas e bucais de saúde, além de presença de parafunções.
Foram examinados 91 alunos com média de idade de 21 anos 23 homens e 68 mulheres, conforme o índice de disfunção clínica de Helkimo, desse 91 84 tinham algum tipo de DTM sendo que 34 eram do tipo grave, sendo que destes 84 pode-se notar uma relação com a realização de tratamentos o ortodônticos sendo que estes apresentavam sinais leves ou moderados na sua maioria.
O principal habito deletério observado foi apertamento, seguido pelo ato de morder objetos, mascar chicletes, ornicofagia e bruxismo não sendo possível determinar correlação entre eles como causa de DTM.
A DTM é considerada a dor crônica mais presente na região orofacial, sendo multifatorial assim fica evidente a necessidade de uma completa análise física, comportamental e psicológica dos indivíduos afetados, dando ênfase ao modelo biopsicossocial desse distúrbio.
Sabendo-se que esta disfunção pode se apresentar de diferentes formas, e com variados sintomas, entre os mais comuns estão dores de cabeça e pescoço, dores na região pré auricular, e músculos mastigatórios, além de limitações nos movimentos mandibulares, estalidos na ATM, e desvios dos movimentos mandibulares.
Uma vez feito o diagnóstico a partir desses sintomas, deve-se proceder uma investigação dos fatores etiológicos, em vista da amplitude de fatores que podem causar DTM essa tarefa nem sempre é fácil, mas o procedimento correto do diagnóstico possibilitará uma correta reabilitação que otimize as relações oclusais e mandibulares para o paciente, dando a ele uma relação Temporomandibular mais confortável e prática para o mesmo.  

Um comentário:

  1. Boa Noite, estou usando seu artigo para referenciar no meu projeto, ele foi publicado? tem como mandar as referencias??? obrigadaaa!!! michelle_loiaconi@hotmail.com

    ResponderExcluir