305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio

305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio
Primeira Aula de Anatomia Humana - Profª Drª Vanessa Bitú

quinta-feira, 21 de junho de 2012

RESUMO DE ARTIGO


Os hábitos parafuncionais na disfunção da articulação temporo-Mandibular.
Autora: Claudia Fernandes Costa Zanini,  CEFAC- Centro de  Especialização em  Fonoaudiologia Clínica - Monografia de conclusão, Motricidade Oral, Porto Alegre- 1999.

13- Hitchasley Salviano Alves
13- Iasmin de Sousa Moura


Através de pesquisas bibliográficas o presente estudo buscou apresentar a presença de hábitos para funcionais em pessoas com disfunção na ATM. Essa articulação é uma área de extrema importância dentro da fonoaudiologia, e sua disfunção afeta diretamente esse sistema do corpo humano, trazendo algumas consequências maléficas. Tendo em vista que a ATM é a articulação mais complexas do nosso corpo, devido todas estruturas que à envolve e todas as atividades que essa realiza,ficando expostas a vários tipos de problemas. A perca da função pode causar limitações na abertura bucal, provocando consequências na fala e na mastigação e na (deglutição) do individuo, e é por esses motivos que pessoas que apresentam esse problema, são muitas vezes encaminhados para um fonoaudiólogo .Neste contexto podemos citar alguns hábitos que levam a essa disfunção como: Bruxismo (apertamento dentário), roer unhas, mastigação de chicletes,mastigação unilateral, entre outras e provocando uma maior impacto a pessoas com algum tipo de pré-disposição.
Para a realização do estudo tornou-se necessário fazer um estudo sobre as estruturas anatômicas da ATM, onde essas envolvem toda a articulação e mantém ligações direta eu indireta, dentre esses, os ossos, músculos, ligamentos que sofrem modificações na (DTM).
A Fisiologia deste complexo também é imprescindível, tendo em vista que o resultado das tarefas realizadas pelas suas estruturas. A fisiologia abrange os movimentos de rotação e translação e seus efeitos fisiológicos dentro de todo o sistema. Seus movimentos são realizados em três eixos, o horizontal, vertical e sagital. Todos as atividades funcionais vão exigir resultado individuais ou coletivo desse movimentos, e  qualquer falta de coordenação irá trazer consequências negativas para a articulação.
No geral, existe vários conceitos sobre a DTM (Disfunção Temporo-mandibular ), onde podemos definir como uma alteração na função da mandíbula que venha causa qualquer tipo de distúrbios que possa alterar, provocar prejuízos a articulação  Temporo-mandibular. No estudo bibliográfico apresentado como sintomas da DTM, dor, sensibilidade dos músculos, ruídos articulares, limitações, zumbidos, Otalgia e vertigem. A dor é muitas vezes citada como resultado de mastigação de alimentos duros, bocejos, fala e também aparece de forma espontânea. Esse sintoma podem causar prejuízos tanto a ATM, como a (oclusão dental ). Sobre a Etiologia existe uma grande discordância, mais é muitas vezes citados casos relacionados ao deslocamento mecânico, neuromuscular, psicofisiologica e até mesmo psicológicas, no geral abrange elementos anatômicos, fisiológicos, também a discordância quanto a incidência,embora apontem uma prevalência superior a 50% da população, onde as mulheres são mais acometidas, e com uma faixa etária dentre 20 a 60 anos de idade.
As atividades parafuncionais são tanto diurno como noturno e é necessário um tratamento, pois ela pode se tornar irreversível, por exemplo: Mordidas cruzadas ou abertas, alterações no desenvolvimento craniofacial e até mesmo maloclusão. Alguns autores citam que essas atividades acontecem involuntariamente e outros voluntariamente, dependendo do tipo de “patologia” que as pessoas apresentam, onde a retirada desses hábitos é uma tarifa relativamente difícil, pois mesmo na retirada costuma acontecer involuntariamente durante o sono, onde a ansiedade, estresse interferem nesses hábitos.
Diante desse estudo, percebe-se a importância da ATM no sistema estomatognático, e que ainda existe uma quantidade escassa de material para pesquisa e também uma grande discordância quanto alguns conhecimentos sobre essa articulação, onde trabalho fonoaudiólogo visa minimizar os impacto causados por as patologias que à atingem, vejo necessário também um trabalho no campo Odontológico, visto que esses profissionais possuem conhecimentos muito validos para esse estudo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário