305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio

305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio
Primeira Aula de Anatomia Humana - Profª Drª Vanessa Bitú

quarta-feira, 20 de junho de 2012

RESUMO DE ARTIGO


Prevalência de Distúrbios da Articulação Temporo - mandibular em Crianças e Adolescentes Brasileiros e sua Relação com Má-oclusão e Hábitos Parafuncionais: um Estudo Epidemiológico Transversal – Parte II: Distúrbios Articulares e Hábitos Para funcionais

Luiz Felipe de Miranda Costa*
Josemar Parreira Guimarães**
Alfredo Chaobah***


Costa LF de M, Guimarães JP, Chaobah A. Prevalência de distúrbios da articulação temporomandibular em crianças e adolescentes brasileiros e sua relação com maloclusão e hábitos parafuncionais: um estudo epidemiológico transversal – Parte II: distúrbios articulares e hábitos parafuncionais. J Bras Ortodon Ortop Facial 2004; 9(50):162-9.


Os distúrbios das articulações temporomandibulares – DTM, podem ser causados por diversos fatores, esses fatores são classificados como hábitos parafuncionais, que podem desencadear patologias musculares e articulares que se manifestam no sistema mastigatório, porém ainda não está esclarecido com exatidão como esses hábitos influenciam na DTM, nem tampouco a relação entre os fatores e a frequência. Neste estudo objetivou-se avaliar tais hábitos e as manifestações na ATM de crianças e adolescentes brasileiros e suas variações quanto à sua sobreposição e frequência.
Nessa fase da pesquisa foi dada importância à relação entre alguns fatores, como por exemplo: apertar e ranger os dentes, onicofagia, morder objetos, lábios, bochecha, goma de mascar e dormir com a mão sob o rosto e a partir disso foram analisados numero, a frequência e a presença de manifestações na ATM , onde esses hábitos foram classificados como parafuncionais.
 Os estudantes que participaram da pesquisa responderam a um questionário sobre a presença de algum habito e sua frequência. O grupo que apresentou algum tipo de DTM mostrou a maior frequência de hábitos parafuncionais, variando entre 24,06% e 48,13%, mesmo assim e comparação ao grupo assintomático não foi identificada diferença relevante.
Foram identificadas algumas diferenças entre os sexos, onde os homens do grupo sintomático apresentaram hábitos de morder objetos, maior que no grupo assintomático. Já no grupo feminino o grupo assintomático mostrou maior frequência de onicofagia em comparação ao sintomático.
Pelo menos um habito parafuncional foi observado nos grupos com DTM e assintomáticos em quase toda sua maioria. Em relação à sobreposição dos hábitos, nos grupos sintomáticos e assintomáticos, em ambos os sexos não observou-se alteração significante, quanto à frequência dos hábitos pode-se observar alguns resultados de maior importância, como dormir com a mão sob o rosto e mascar goma de mascar.
O papel dos hábitos parafuncionais como responsáveis por DTM ainda não pode ser afirmado mesmo com estudos que supõem sua relação com tais distúrbios, porém tais hábitos podem levar a traumas minúsculos que associados à frequência podem levar a problemas nas articulações temporomandibulares.


Artigo resumido por:
Fernanda Mísia Menezes Alves e Luciano Souza Farias
Curso: Odontologia
Disciplina: Pré-clínica I
Turma: 305.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário