305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio

305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio
Primeira Aula de Anatomia Humana - Profª Drª Vanessa Bitú

quinta-feira, 21 de junho de 2012

RESUMO DE ARTIGO


RESUMO DE PRÉ CLÍNICA 1
NAYARA ALVES LEITE
Parafunção × DTM: a influência dos hábitos parafuncionais na etiologia das desordens Temporomandibular.
Autores: Gustavo Moreira de MELO, José Francisco Sales BARBOSA
Publicação: POS – Perspect. Oral Sci. | v.1 | n1 | AGO | 2009 | ISSN 2175-5124
Tem sido claramente destacado pela literatura o aspecto multifatorial das disfunções temporomandibulares (DTM). É do consenso que os fatores estruturais, psicológicos e funcionais estão reunidos, determinando a sua origem multifatorial.
O estudo deu um enfoque maior à influência dos fatores parafuncionais como fator etiológico para o desenvolvimento de desordens temporomandibulares, bem como conscientizar os cirurgiões-dentistas sobre a importância com o cuidado com a avaliação de cada caso, evitando assim a subestimação diagnóstica das parafunções, para que assim possam realizar o melhor diagnóstico.
Devido ao grande número de fatores que envolvem a desordens temporomandibulares não é tão simples desenvolver uma relação de causa e efeito, sendo o principais neuromusculares, psicológicos e comportamentais.
Estes hábitos parafuncionais influenciam comprovadamente a biomecânica da articulação temporomandibular, chegando a níveis suficientes para causar danos nas estruturas envolvidas, sendo impossível determinar uma relação direta de causa e efeito devido à multifatoridade.
Sobre as DTMs, muito se tem discutido no que se refere a sua etiologia e, por consequencia, determinar a terapia mais eficiente para cada DTM. No entanto existem poucas comprovações, sendo este um tema complexo.
O maior consenso que os fatores funcionais, estruturais, e psicológicos estão unidos como determinantes da origem multifatorial dessas disfunções.
Estes hábitos parafuncionais elevam a possibilidade da ruptura da harmonia entre os componentes estomatognático, causando um desequilíbrio, sendo muito frequentes em indivíduos que sofrem de DTM, sendo estes prejudiciais já que os músculos tem a tendência de trabalhar mais podendo entrar em fadiga chegando a função, podendo gerar tensão, ocasionando dor e desconforto.
Bruxismos: Segundo a Associação Internacional dos Distúrbios do Sono, o bruxismo é classificado como uma parassonia, ou seja, o ciclo do sono é alterado, onde o indivíduo desempenha as atividades ou hábitos de ranger os dentes de forma inconsciente, porém não estando acordado.
A intensidade e a frequência desses hábitos parafuncionais, como o bruxismo, constituindo-se como um fator relevante na etiologia das DTMs.
Ficou claro que os hábitos parafuncionais, quando associados com outros fatores como os psicológicos ou estruturais, são comprovadamente capazes de dar origem a sinais e sintomas, possibilitando um agravamento da DTM.
Os hábitos parafuncionais influenciam fortemente na biomecânica da articulação temporomadibular causando danos. Fatores psicológicos, estruturais, e funcionais estão intimamente ligados com desenvolvimento de alguma desordem, porém não pareceu ser possível o estabelecimento de uma relação direta de causa e efeito envolvendo essas parafunções e as DTM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário