305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio

305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio
Primeira Aula de Anatomia Humana - Profª Drª Vanessa Bitú

quinta-feira, 21 de junho de 2012

RESUMO DE ARTIGO


RESUMO DE PRÉ CLÍNICA
MARIO MALZONI NETO
CARLOS D'ANDERSON GONÇALVES DE SOUZA
Reabilitação Estética-Funcional com Ajuste Prévio da Oclusão em Relação Cêntrica
Joana L. S. MARQUES, Caroline M. O. FERNANDES, Paula C. CARDOSO, Érica M. TORRES3, Sicknan S. ROCHA
Rev Odontol Bras Central 2010;19(51)
O artigo que resumiremos teve como objetivo central relatar um caso clínico sobre a reabilitação estética e funcional de um paciente que sofre de perda das guias anteriores motivada por hábitos parafuncionais.
Desgaste dental pode ser compreendido com uma perda de estrutura dentária não relacionada a cárie sendo causada por vários outros fatores, como atrito entre os dentes, hábitos deletérios e substâncias abrasivas como escovação inadequada e dentifrício, fatores químicos do tipo endógenos  como o HCL do suco gástrico de pacientes que sofrem de quadros de bulimia ou refluxo gastroesofágico, ou ainda por motivos exógenos envolvendo por exemplo substâncias com pH baixo , como frutas cítricas.
O paciente é um homem de 33 anos que procurou Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás queixando-se da estética devido ao tamanho dos seus dentes anteriores.
Após a realização de um exame clínico possível a observação de desgaste do terço incisal dos dentes anteriores, superiores e inferiores do paciente, sende este provocado por hábitos parafuncionais (bruxismo do sono), além de estarem ausentes os dentes 18, 28, 35, 36, 38, 46 e 48.
Quando se analisou a sua oclusão notou-se que não haveria espaço funcional para o reestabelecer a forma anatômica dos dentes de modo que os deixassem em posição de máxima intercuspidação habitual.
Logo o tratamento escolhido foi o ajuste oclusal colocando a mandíbula em relação cêntrica, que posicionaria a mandíbula mais posteriormente e gerou o ganho de espaço para possibilitar a reconstituição dos dentes anteriores que estavam desgastados.
Ao fim de três sessões de ajuste uma prótese parcial removível foi então confeccionada visando repor os dentes inferiores que estavam ausentes (35, 36 e 46). Sendo que Previamente já havia ocorrido à reanatomização das faces dentais que se encontravam desgastadas, sendo utilizada a resina composta direta, por meio da técnica de mock-up, possibilitando assim a avaliação estética e a aprovação por parte do paciente.
Terminados esses procedimentos restauradores iniciais, utilizando-se de guias de matriz de silicona, foram obtidos novos modelos que foram transferidos para um articulador semiajustável, para possibilitar a confecção de uma placa oclusal em resina acrílica com função miorrelaxante.
Junto com a placa o paciente recebeu ajustes posteriores e foi orientado em relação ao uso e aos cuidados que o mesmo deveria ter para com a manutenção dos resultados que haviam sido alcançados

Nenhum comentário:

Postar um comentário