305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio

305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio
Primeira Aula de Anatomia Humana - Profª Drª Vanessa Bitú

quarta-feira, 20 de junho de 2012

RESUMO DE ARTIGO


Resumo do Artigo de Pré-Clínica I

INCIDÊNCIAS DE HÁBIOS PARAFUNCIONAIS E POSTURAIS EM PACIENTES PORTADORES DE DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO CRANIOMANDIBULAR.
Autores: Michelly CAUÁS
Irandivaldo Ferreira ALVES
Karina TENÓRIO
José Brasiliense HC FILHO
Cátia Maria Fonseca GUERRA
Recebido em 15/12/2003
Aprovado em 25/03/2004

 Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-Facial
v.4 n.2 p.121-129, abril/jun-2004


Resumo
         A finalidade deste trabalho foi verificar a incidência de hábitos parafuncionais como: morder agulhas, lábios, bochechas, bruxismo e hábitos posturais como: postura da cabeça, ombros, coluna, em relação aos portadores de disfunção craniomandibular ocasionando em um mau posicionamento dentário, oclusão,dor facial,cefaléia,desordem na Atm, entre outros,  problemas . A diminuição da função da Atm deve ser tratado pois esta articulação age com ossos,dentes e músculos,atuando nas funções vitais do organismo como respiração,deglutição e etc.
A avaliação foi feita com 191 pacientes com diagnostico de disfunção craniomandibular. o campo da pesquisa foi na Faculdade de Odontologia de Pernambuco com pacientes em Tratamento da Dor Orofacial e Traumatologia Buco-Facial. Onde, foi realizado o preenchimento de uma ficha clínica com dados do paciente,idade, hábitos parafuncionais posteriormente realizou-se o exame extrabucal,ou seja,avaliação postural da cabeça e ombros. A observação da postura é feita, sem que o paciente saiba, para que ele não se corriga.O pesquisador se colocou de frente para o paciente,observando se houve flexão da cabeça em relação ao tronco e outros métodos de avaliação.após a análise dos dados,houve obtenção de resultados,posteriormente analisados.
A maior freqüência de disfunção craniomandibular,correu na faixa etária de 21 a 30(26,5 %)e a menor freqüência de 61 anos ou mais(8,9%).a maioria que participou da pesquisa foi do gênero feminino,155 pesquisadores(81,2%) e apenas 36 do gênero masculino(18,8%).foi avaliado os seguintes hábitos parafuncionais:colocar a mão no queixo,apertamento dental,bruxismo,apretamento de mão,morder objetos,morder língua,onicofagia e hipertrofia da línea alba jugal.os hábitos com maiores percentuais foram colocar a mão no queixo(73,5%), apertamento dental (59,7%) e bruxismo(57,6%). á postura da cabeça 55% e 42,2% da postura do ombro.também 46% dos pacientes apresentaram flexão da cabeça e 70,7% postura atípica dos ombros.
O maior índice de disfunção craniomandibular está entre as mulheres correspondendo 81% porque está relacionados os hormônios reprodutivos com a dor miofacial em mulheres vale ressaltar que um grupo de mulheres da pesquisa faziam o uso de anticonceptivos e outras não as que faziam o uso sentia dor com mais freqüência. Quanto a ocupação e hábitos dos participantes ou pacientes eram composto de trabalhadores braçais, seguindo de profissão que exige esforço intelectual e existindo correlação com a disfunção craniomandibular.


Nome: Patrícia Amanda da Silva Andrade Macedo Bezerra
Nome: Felipe Ferreira Pereira
Curso: odontologia
Disciplina: pré-clinica   

Professores:  Fernando/Evamires/Ivna Turma:  305.3
Turma: 305.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário