305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio

305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio
Primeira Aula de Anatomia Humana - Profª Drª Vanessa Bitú

quinta-feira, 21 de junho de 2012

RESUMO DE ARTIGO


RESUMO DE PRÉ CLINICA 1
JOAO RICARDO LOPES DA SILVA
MARTA VIRNA MÁXIMO PEREIRA
Prevalência das facetas de desgaste e sua relação com aspectos oclusais e hábitos parafuncionais
AUTORES
Filipe Augusto Marini LOPES, Carlos dos Reis Pereira de ARAÚJO, Paulo César Rodrigues CONTI, Cristiane TOMASI
Revista de Odontologia da UNESP. 2007; 36(1): 47-52
O estudo avaliou a prevalência, a extensão e a severidade das facetas de desgaste presentes em 60 alunos do primeiro ano dos cursos de Odontologia e Fonoaudiologia na Universidade de São Paulo, campus Bauru, sendo que estes tinham idades entre 17 e 24 anos.
Facetas de desgaste dental são características comuns a população, podendo se como desgastes variantes de pequenas proporções restritas ao esmalte podendo chegar a grandes destruições atingem a dentina.
O desgaste pode ocorrer por abrasão, corrosão ou atrição dos elementos dentários sendo que o estudo não buscou discriminar essas três classes, observando apenas a simples presença de desgaste de face dental sem atentar para maiores especificações sobre as suas etiologias, em vista destas serem compostas por vasta gama de possibilidades e este não ser o foco da equipe de pesquisa.
Para coletar os dados foram utilizados questionários em conjunto com exames clínicos sendo que as facetas de desgaste puderam ser avaliadas de maneira intra-oral e com o auxílio de modelos de gesso.
Pode-se observar com esse estudo que todos os participantes apresentaram facetas de desgaste, além de constatar que os caninos foram os dentes mais afetados, não se encontrando distinção significativa entre os gêneros.
Sendo que foi possível estabelecer relação estatística entre as facetas de desgaste que se apresentavam nos pré-molares esquerdos com os estudantes que apresentavam função em grupo nos movimentos excursivo.
Em relação a hábitos parafuncionais pode-se notar correlação estatística entre o hábito de apertamento desgaste nos incisivos esquerdos como também entre o hábito deletério de ranger e o desgaste nos caninos esquerdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário