305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio

305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio
Primeira Aula de Anatomia Humana - Profª Drª Vanessa Bitú

quinta-feira, 21 de junho de 2012

RESUMO DE ARTIGO


RESUMO DE PRÉ CLINICA 1 TURMA 305.3

ANNI CALOU TORRES

RESOLUTIVIDADE ESTÉTICA E FUNCIONAL EM PACIENTE BRUXISTA:
RELATO DE CASO

Daniela Sales de Assis BORGES

Marilene de Oliveira TRINDADE

Flávia Maria Nassar de VASCONCELOS

INTERNATIONAL JOURNAL OF DENTISTRY, RECIFE, 1(2): 67-72 ABRIL/ JUN 2006

As funções do sistema estomatognático compreendem a mastigação, deglutição e fonação, logo deve haver um equilíbrio entre as suas estruturas para evitar danos entre as mesmas.
Nesse sentido ocorrem desordens do sistema como o bruxismo, onde seus portadores buscam cada vez mais por tratamento odontológico visando reestabelecer uma condição oclusal mais confortável.
É sabido que apenas o fator oclusal não é capaz de alterar a normalidade sendo que este apenas agrava um quadro de desordem geral que envolve vários outros fatores, logo quando um paciente tem bruxismo agravado por problemas oclusais sérios ele vai precisar de restauração do sistema mastigatório, tendo assim um ganho estético e emocional.
Para reeducar as posições oclusais pode-se usar As placas oclusais lisas ou pistas oclusais deslizantes de Nóbilo, visando estabelecer uma relação musculo esquelética que deixe os côndilos numa posição mais estável (rc=mih) que melhora a oclusão dental e conferindo estabilidade ortopédica.
Conseguindo-se reestabelecer essa relação musculo esquelética o tratamento deve evoluir para uma reabilitação que restauração e ou próteses.
Quando se refere a movimento para funcional esse termo indica um movimento desnecessário que só pode resultar em dano as estruturas, esses movimentos tem forças consideráveis e ocorrem geralmente quando o paciente está inconsciente não havendo propriocepção que proteja as estruturas.
O objetivo do trabalho foi descrever um estudo de caso clínico de um paciente bruxista com graves perdas de elementos dentários.
O caso relata um paciente SCC de 49 anos, do sexo masculino, que procurou a Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia na Universidade Federal de Pernambuco, buscando um tratamento protético restaurador.
Ele passou por uma anamnese, onde observou-se traços de ansiedade sendo que o mesmo se queixava de bruxismo excêntrico, além de dor nos músculos masseter e temporal anterior.
Após o exame intra-oral, pode-se perceber um desgaste acentuado nos dentes 12, 11, 21, 22 e 23, além desgaste do terço incisal dos 33, 32, 31, 41, 42 e 43 possuindo também necessidade de restaurações ocluso-proximais dos elementos 34 e 35. Por fim os demais dentes estavam ausentes.
O periodonto e as mucosas estavam normais sendo que ele precisava de endotontia em alguns elementos relacionados ao desgaste, para esse paciente foi feito um plano de tratamento que consistia em, tratamento endodôntico dos elementos 11, 21, 22 e 23,confecção de pistas deslizantes de Nóbilo para reprogramação neuromuscular, restaurar dos dentes remanescentes na nova dimensão vertical e confecção de próteses parciais removíveis definitivas (superior e inferior).
Sendo estes passos realizados concomitantemente para otimizar o tempo do paciente e da equipe, o grupo responsável pelo tratamento conseguiu devolver uma situação oclusal mais confortável, estética e funcional para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário