305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio

305-1 - 1ª Turma de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio
Primeira Aula de Anatomia Humana - Profª Drª Vanessa Bitú

quarta-feira, 20 de junho de 2012

RESUMO DE ARTIGO


Resumo apresentado ao curso de ODONTOLOGIA da Faculdade Leão Sampaio na disciplina PRÉ-CLÍNICA I ministrada pelos  professores: Fernando Gonçalves, Ivna Aquino e Evamires Vasques.

Alunos:FRANCISCA IZABEL LACERDA DE GOIS
CÍCERO RICARDO DE FREITAS MOURA
Texto: 12
‘INCIDÊNCIAS DE HÁBITOS PARAFUNCIONAIS E POSTURAIS EM PACIENTES PORTADORES DE DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO CRANIOMANDIBULAR’
Disfunção crâniomandibular (DCM) é um termo utilizado para reunir um grupo de doenças que acomete a articulação temporomandibular, os ossos mandibulares e maxilares, dentes, músculos, nervos, vasos e periodonto. É altamente debilitante e altera a perfeita realização de algumas funções essenciais como mastigação, deglutição, respiração e fonação.
Pacientes com DCM apresentam como principal sintoma dor miofacial associada com a função mandibular alterada. Essa dor pode se apresentar como cefaleia, otalgia, zumbido no ouvido ou mesmo dor de dente.
Os hábitos são resultantes da repetição de um ato que possui uma finalidade. Geralmente são agradáveis, aparecem de necessidades psicológicas e trazem satisfação pessoal para o indivíduo que o realiza.
A parafunção pode ser definida como todas as atividades neuromusculares não funcionais do sistema estomatognático, que produzem hiperatividade de grupos musculares craniomandibulares e aumentam a pressão interna da ATM, levando a repetitivos microtraumas nas superfícies articulares, podendo contribuir no aparecimento das disfunções têmporomandibulares.
            As atividades do sistema mastigatório podem ser funcionais ou parafuncionais. As atividades funcionais são a mastigação deglutição e fala, que possibilitam ao sistema realizar as funções necessárias com um dano mínimo às estruturas, enquanto as atividades parafuncionais podem ser o bruxismo, o apertamento, a onicofagia e outros maus hábitos orais.
As atividades parafuncionais podem ser diurnas (acontecem durante o dia) ou noturnas (ocorrem durante o sono). As diurnas incluem o apertamento dentário, morder lábio, bochecha ou outros objetos, sucção digital, hábitos inadequados de postura os quais uma modificação na postura da cabeça alteraria a posição de repouso mandibular consequentemente influenciando na trajetória de seu fechamento até a oclusão causando contato prematuro, dor facial cefaléia e desordem temporomandibular, assim como outros hábitos que o indivíduo realiza, na maioria das vezes, inconscientemente. A atividade parafuncional noturna é muito freqüente e se denomina bruxismo que é considerado como uma desordem relacionada a muitos fatores tais como emocional, dental, sistêmico, ocupacional, idade ou idiopático podendo causar desgaste dentário e desordens temporomandibulares.






Autores do texto Original:
MICHELLY CAUÁS
IRANDIVALDO FERREIRA ALVES
KARINA TENÓRIO
JOSÉ BRASILIENSE HC FILHO
CÁTIA MARIA FONSECA GUERRA
Revista de cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Facial. V. 4, P. 121-129. Abr/Jun de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário